Tudo sobre o Nintendo DS

O Nintendo DS (abreviado como NDS ou DS, assim como iQue DS na China) é um videogame portátil desenvolvido e produzido pela Nintendo, lançado em 2004. Ele é visualmente distinto por seu design horizontal abre e fecha, similar ao Game Boy Advance SP, e a presença de duas telas, a inferior age como uma tela sensível ao toque.
O sistema também possui um microfone embutido, e tem suporte a conexão sem-fio via Wireless Local, permitindo uma interação entre os jogadores dentro de uma pequena área (9-30 metros, dependendo das condições), ou pelo Nintendo Wi-Fi Connection, que permite batalhas multiplayer pela Internet com jogadores de todo o mundo, e com um flashcard é possivel rodar mp3, videos e programas como msn, ds organize, ebook e word além de jogos.
As letras "DS" no nome foram criadas para significar tanto a expressão Dual Screen (duas telas) e Developers' System (sistema dos desenvolvedores), que se refere as características inovadoras do gameplay entre os desenvolvedores de jogos.
O sistema foi apelidado de Project Nitro (projeto Nitro) durante seu desenvolvimento, assim como o Wii recebeu o codename de Revolution.
No dia 2 de Março de 2006, a Nintendo lançou o Nintendo DS Lite, uma versão reestruturada do Nintendo DS, no Japão. Logo depois, no mês de junho foi lançado também na América do Norte e na Europa.







Especificações gerais

A tela inferior do Nintendo DS está sobre uma tela sensível a toque com sensor de pressão, designada para aceitar comandos da caneta que vem junto com o console (chamada Stylus), dos dedos do jogador, ou da "thumb stylus": um retângulo de plástico que pode ser adicionado ao fio de segurança que acompanha o portátil.
A tela sensível ao toque permite aos jogadores interagir com elementos de um determinado jogo mais diretamente do que apertando botões; por exemplo, em Trauma Center: Under the Knife, a stylus pode ser usada como um bisturi para cortar uma incisão em um paciente com uma doença. Em outros jogos, ela pode ser usada como um mouse de computador para selecionar itens em uma interface "aponte e clique" (Advance Wars: Dual Strike).
Os modos de controle mais tradicionais estão localizados nos dois lados da tela sensível ao toque. Na esquerda está um direcional, com um pequeno botão de força acima, e para direita estão os botões A, B, X e Y, com os botões Select e Start logo acima deles. Os botões L e R estão localizados nas extremidades superiores esquerda e direita da parte inferior do sistema, respectivamente. A disposição dos botões pode ser comparada com a encontrada no controle do Super NES.
O Nintendo DS apresenta caixas de som estéreo, que permitem som do estilo surround (dependendo do software), localizadas em ambos os lados da parte superior do sistema. Esta função é inédita em um portátil da Nintendo, já que toda a linha Game Boy apenas oferecia suporte a um som estéreo através de fones de ouvido ou caixas de som externas.


Tecnologia

O portátil tem uma massa de aproximadamente 275 gramas. O seu tamanho é de 148,7 x 84,7 x 28,9 mm (5,85 x 3,33 x 1,13 polegadas). Ele apresenta duas telas separadas de LCD de 3 polegadas cada, ambas com uma resolução de 256 x 192 pixels.
O espaço entre as duas telas é de aproximadamente 21mm, o equivalente a 92 linhas "escondidas".
A tela inferior do Nintendo DS possui uma camada de uma resistente tela sensível ao toque, que registra a pressão de um ponto da tela por vez, calculando multiplos pontos se necessário. O sistema usa dois processadores de arquitetura ARM separados, um CPU principal ARM946E-S e co-processadores ARM7TDMI em velocidades de clock de 67 MHz e 33MHz respectivamente, com 4MB de memória principal, que requer 1,64 volts.
O hardware 3D do sistema apresenta as tecnologias "transform and lighting", "texture-coordinate transformation", "texture mapping", "alpha blending", "anti-aliasing", "Cel-shaded animation" e "z-buffering". Entretando o filtro de texturas "Point", fazendo com que algumas superfícies apresentem uma aparência de blocos.
O sistema e teoricamente capaz de renderizar 120.000 triângulos por segundo em 30 quadros por segundo. Ao contrário da maioria dos hardwares em 3D, ele possui um limite no número de triângulos que podem fazer parte de uma única cena; este limite fica na região do 4000 triângulos. O hardware 3D foi designado para renderizar em uma tela por vez, portanto a renderização de duas telas é difícil, diminuindo a performance significantemente. Entretando, jogos como Viewtiful Joe: Double Trouble são executados em 3D nas duas telas simultaneamente em determinados momentos, ainda assim mantendo uma boa performance e qualidade.
O sistema possui duas engines 2D, uma para cada tela. Elas são similares (porém mais poderosas) que a engine encontrada no Game Boy Advance.

Os jogos utilizam um formato "Game Card", similar ao encontrado como memória removível em equipamentos eletrônicos móveis, como cameras digitais. Ele suporta cartões de até 2 gigabits (256 megabytes) de espaço (utilizado em ASH - Archaic Sealed Heat por exemplo). Os cartões geralmente contam com uma pequena quantidade de memória flash para o salvamento de dados do usuário, como o progresso em um jogo ou recordes de pontuação.
Os "Game Cards" do Nintendo DS possuem 33,0 x 35,0 x 3,8 mm, e pesam cerca de 3,5 gramas.
A unidade apresenta capacidades de rede para jogos multiplayer ou chat utilizando Wi-Fi. Diversos jogos mais recentes podem utilizar da rede Nintendo Wi-Fi Connection para se comunicar e disputar partidas com jogadores de todo o mundo, utilizando qualquer roteador Wi-Fi ou o Nintendo Wi-Fi USB Connector para modos de Internet convencionais, além de oferecer comunicação direta DS-para-DS usando o sistema antigo.


Jogando via download

Com jogos selecionados (como Super Mario 64 DS, Mario Kart DS, New Super Mario Bros. e Meteos), é possível jogar com outros donos de Nintendo DS usando apenas um cartão de jogo.
O Nintendo DS baixa todas as informações necessárias de outro DS que esteja com o jogo.
Além do mais, várias lojas de jogos possuem Estações de Download Para DS onde um jogador pode baixar demos de jogos.
Como o jogo é guardado apenas na RAM do DS (4 MB), essas informações são perdidas assim que o seu DS é desligado.
A velocidade de transferência de dados por wireless do DS é de 1 megabit por segundo.


Compatibilidade

Os jogos de Nintendo DS estão em pequenos e achatados "cartões de jogo", ao contrário dos grandes cartuchos usados pela linha GameBoy ou outros video-games anteriores da Nintendo.O Nintendo DS é compatível com cartuchos de GameBoy Advance (GBA); os cartuchos menores de Nintendo DS se encaixam no Slot 1 acima do console, enquanto os jogos de GBA entram no Slot 2, na parte inferior do console.
O Nintendo DS não é compatível com games de Game Boy Color e do Game Boy original, devido a uma pequena diferença do formato de fábrica e a ausência do processador Zilog Z80 usado em estes sistemas. Esta pode ser uma tentativa de separar o Nintendo DS e a linha anterior de portáteis Game Boy; o GameBoy Advance, por exemplo, possui o Z80 então tem a capacidade de rodar os jogos antigos de Game Boy. Támbem há a possibilidade disso ser para manter o baixo custo do Nintendo DS, pois se incluído outro processador o custo de produção seria maior. Devido a essa incompatibilidade, vários projetos iniciaram a emular esta plataforma. Um desses produtos disponíveis gratuitamente é o Goomba emulator.

O Nintendo DS utiliza apenas uma tela quando rodando jogos de GBA. O usuário pode configurar o sistema para utilizar a tela superior ou inferior. Os jogos são visualizados com uma borda preta na tela, devido a pequena diferença de tamanho da tela dos dois consoles (256px × 192px, do Nintendo DS, contra 240 × 160px, do Game Boy Advance).
Jogos de Nintendo DS inseridos no Slot 1 são capazes de detectar a presença de um jogo específico de GBA no Slot 2. Em jogos como Castlevania: Dawn of Sorrow, Kirby: Canvas Curse, WarioWare: Touched!, Feel the Magic: XY/XX, Advance Wars: Dual Strike, Mega Man ZX e Pokémon Mystery Dungeon, conteúdos extra podem ser destravados com um jogo de GameBoy Advance apropriado da mesma série inserido. MegaMan Battle Network 5: Double Team pode destravar conteúdos extra com qualquer jogo da mesma série, ou série do jogo Boktai da Konami. Ainda alguns jogos utilizam o Slot 2 para adicionar opções extras aos jogos, o primeiro sendo um pacote de expansão para o jogo musical, Daigasso! Band Brothers (anunciado como Jam with the Band na América do Norte), que adiciona 31 músicas novas ao jogo.

O primeiro RPG de Pokémon para o Nintendo DS, Pokémon Diamond & Pearl, permitie aos jogadores conectarem seus jogos com uma cópia dos jogos de GameBoy Advance, Ruby, Sapphire, Emerald, FireRed ou LeafGreen, podendo se transferir Pokémon de um jogo para outro.
Uma das primeiras utilizações dessa opção nos países ocidentais é o Rumble Pak incluído com Metroid Prime Pinball, que também é compatível com Mario & Luigi: Partners in Time e Metroid Prime Hunters. Também pode ser utilizado como expansor de memória RAM em alguns jogos, similar ao Expansion Pak para o Nintendo 64.




Duração da bateria

O Nintendo DS possui uma bateria recarregável de Lithium-Ion.
A duração extimada é de 6 - 10 horas com uma carga completa de três horas.
A duração da bateria varia com vários fatores incluindo volume de áudio, iluminaçao da tela, e o uso do Wi-Fi.
O maior efeito na duração da bateria é causada pela utilização da iluminação interna da tela, que pode ser desativada no menu principal ou em alguns jogos (como Super Mario 64 DS) Consta no manual do Nintendo DS Lite, que a bateria dele dura entre 19 à 30 horas (com ou sem brilho na tela).
A bateria é produzida para ser removida apenas quando vencida e deverá ser trocada. É removida com a utilização de uma chave de fenda Phillips. A remoção da bateria fará com que o Nintendo DS peça ao usuário recolocar todas as opções do console (data de aniversário, nome, etc.), mas não afetará os dados salvos em cartuchos.
Para economizar a bateria no meio de um jogo, o usuário pode fechar o console Nintendo DS. Isso irá pausar o jogo e colocar o Nintendo DS em um sistema de economia de energia (sleep mode). Um console em sleep mode pode funcionar por centenas de horas antes de esgotar a bateria. No entanto, fechando o Nintendo DS durante um jogo de GameBoy Advance não colocará o Nintendo DS em sleep mode; o jogo continuará a rodar incluido a iluminação interna. Devido ao fato de que o GameBoy Advance utiliza apenas uma tela, a duração da bateria é muito maior do que jogando um jogo de Nintendo DS. Muitos jogos de GameBoy Advance possuem sleep mode nas opções de jogo.
Baterias novas podem ser adquiridas na loja online oficial da Nintendo ou em lojas especializadas.



Fonte: Pt Wikipedia

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